Serra Fina em 2 dias

O desafio foi lançado pelo Sergio Luiz, e nós, depois de várias conversas e combinações, aceitamos e começamos a nos preparar para fazer essa travessia que por muitos é considerada a mais difícil do Brasil.

Não sei se é a mais difícil, mas sem dúvida é uma das mais belas e desafiadoras.

Dessa vez o nosso grupo foi formado por mim (Gláucia Manzzaneira), Cinthia Cardoso e uma convidada mais do que especial que conhecemos pelas andanças e trilhas da vida: Cid D'avila.

O Sergio, infelizmente ficou de fora porque estava se preparando para novos rumos da vida!! :)

Iniciamos o nosso feito na noite de Quinta feira (13 de abril de 2017).

Eu e a Cinthia partimos de São Paulo pela rodoviária do Tietê rumo a Passa Quatro. Saimos às 23h45. A Cid partiu do Rio de Janeiro e nos encontramos na rodoviária da pequena cidade às 4h30 aonde a Paty da Adventure Transfer nos encontrou para nos levar para o início da Trilha na Toca do Lobo.

Começamos a Travessia exatamente às 5h40 com as lanternas na cabeça e as cargueiras com apenas 1 litro e meio de água nas costas.

Já tinha amanhecido quando chegamos no rio. Esse primeiro trajeto é bem simples e fácil. Atravessamos o Rio e começamos primeira subida. Nesse ponto a Serra Fina já mostra a que veio. A subida é bem puxada e com uma hora de caminhada já estamos em cima das nuvens. Mais uns 40 minutos chegamos no ponto de água. (placas sinalizando).

Nesse ponto é hora de abastecer de água, pois o próximo ponto de água será só no Rio Claro, que fica a umas 10 horas de caminhada.

A nossa intenção era chegar no Vale do Rua para montarmos acampamento, porém chegamos no Rio Claro por volta das 17h30. Abastecemos de água para passar a noite e começamos a subida para a Pedra da Mina às 17h50. Chegamos no cume e montamos acampamento por volta das 19h. (Decidimos não descer a Mina de noite).

No dia seguinte, às 7h15 partimos para o segundo e último dia de trilha. Levamos uma hora para descer a Mina e chegar no tão dolorido Vale do Rua. O capim é bem alto e é aconselhável fazer esse trajeto de camiseta de manga comprida e óculos escuros para proteger os olhos.

No final do Vale, temos o último ponto de água. Depois disso só bem no final da trilha. Essa é a hora de abastecer com toda a água que irá precisar para o dia todo e começo da noite de caminhada.

Subidas e descidas que não acabam mais, chegamos ao Cupim do Boi às 12h. Nesse ponto já se avista o Pico dos Três Estados. Quase duas horas depois, estávamos assinando o livro do Cume dos Três Estados e fazendo a nossa pausa para almoço.

Partimos depois de um merecido descanso e uma comida reforçada às 14h30. Tínhamos como objetivo chegar ao Morro do Ivo às 16h30. Chegamos às 17h30 porque nesse trajeto tem um trecho de escalaminhada bem pesada e relativamente exposta. Não é difícil, mas os que tem medo de altura ficam um pouco impressionados, para não dizer paralisados. Não se assustem, é possível passar.

Começamos a nossa decisa do Morro do Ivo às 17h40, já com as lanternas de cabeça preparadas porque iriamos pegar um bom trecho de noite.

Aceleramos bem o passo nesse momento porque sabiamos que ao anoitecer iriamos diminuir bastante o rítimo. Foi de fato o que aconteceu, além de termos que ser mas cautelosas de noite, tomando cuidado para não escorregar ou tropeçar, uma das lanternas acabou a bateria, o que diminuiu ainda mais o nosso passo. (esse trecho que já tinhamos feito em 3 horas durante o dia, só conseguimos completar em 4 horas e meia).

Terminamos a Travessia às 22h10, quando encontramos novamente com a Paty que fez o nosso resgate com direito a bolo surpresa para a Cinthia que estava fazendo aniversário!!! :)

RESUMO

Travessia da Serra Fina - 2 dias

Data: 14 e 15 de Abril de 2017

Total pecorrido: 33 km

Pontos mais altos: Capim Amarelo - 2.491 m / Pedra da Mina - 2.797 m / Três Estados - 2.656 m

Tempo do Primeiro dia: 12 horas

Tempo do Segundo dia: 13 horas

Acampamento: Pedra da Mina

Peso médio das mochilas: 13 kg

Média de água por pessoa: 7 litros

Picos: Capim Amarelo, Pedra da Mina, Pico dos Três Estados

Equipe: 03 Mulheres Poderosas (Cinthia Cardoso, Gláucia Manzzaneira, Cid D'Avila)