Monte Roraima - Brasil x Venesuela x Guiana

Um desafio e tanto para o nosso final de ano!!

Subir o Monte Roraima foi, sem sombra de dúvidas uma das coisas mais belas que já presenciamos.

A PARTE QUE NÃO DEU TÃO CERTO

A nossa aventura, dessa vez protagonozada por Cinthia e Gláucia (é nóis), aconteceu durante as festas de final de ano (Natal e Ano Novo - 2016 / 2017).

Pegamos um voo no dia 22 de dezembro de 2016 rumo a Boa Vista em Roraima. Passamos a primeira noite em um hotel no centro da cidade e no dia seguinte partimos para Guiana Inglesa, afinal de contas a nossa subida ao grandioso Monte Roraima só estava prevista para 27 de dezembro.

Para chegar na Guiana, a aventra foi maior do que poderiamos imaginar. Pegamos um taxi coletivo (R$ 30,00 por pessoa) que nos deixou na fronteira Brasil x Guiana. Passamos pela imgração e atravessamos a fronteira a pé sem nenhum problema. (Aenas alguns motoristas que insistiam em querer nos levar até a agencia aonde se compra a passagem da van com destino a capital do pais - Georgetown.

Optamos em ir a pé até a agencia (não é longe). Eles falam um inglês muito dificil de entender, mas depois de várias tentativas, conseguimos comprar as nossas passagens.

A van estava prevista para sair as 16h, porém só partimos quase 19h. A lotação estava maxima e as pessoas levavam muita bagagem.

A estrada era o tepo todo de terra e o saculejo da van não parava nunca. Até que chegamos na entrada de um parque (que pertence a inglaterra). Paramos para mostrar os documentos (passaporte) e seguimos até próximo a uma balsa, aonde muitas vans paravam e os passageiros podiam alugar redes para tentar dormir um pouco.

Foi o que fizemos. Alugamos redes e dormimos das 3h30 às 6h, quando a van partiu para atravessar a balsa.

Nesse momento, descemos da van, em um povoado minusculo com 2 pousadas bem simples e um camping. Escolhemos uma das pousadas e nos instalamos para pasarmos 3 dias e conhecer a natureza da região.

A nossa intenção era fazer um passeio que precisava de guia local, mas caimos do cavalo quando descobrimos que por ser vespera de natal, inguém estava trabalhando.

A partir de então começamos a nossa saga para tentarmos voltar a Boa Vista e seguir para a Venezuela (Nosso principal destino).

Depois de uma noite prticamente inteira em claro, achamos uma van que tinha apenas um lugar, mas que aceitou levar nós duas. (ou seja, nada confortável).

Definitivamente, foi uma parte da viagem que não valeu a pena.

O QUE DEU MAIS DO QUE CERTO

Agora vamos ao que interessa. A parte que não só valeu a pena, coo foi uma das coisas mais incríveis que já vimos.

Dia 25 de dezembro partimos para Venezuela - Santa Elena de Uairén. Pegamos um taxi coletivo (R$ 50,00) que nos deixou na fronteira, aonde nos encontramos com o nosso Guia Roger (que já haviamos contratado antes de sair de São Paulo).

Não nos arrependemos nem um pouco em optar pela contratação de um guia independente e não uma agencia.

Gastamos R$ 1.200,00 por pessoa por todos os dias de trip + duas diárias em um hotel (um dia antes e um dia depois), além de toda a alimentação durante o trekking (7 dias).

No dia 26 de dezembro, aproveitamos para fazer um passeio de um dia pela Gran Sabana. Simplesmente incrível.

ENFIM O MONTE RORAIMA

Dia 27 de dezembro, partimos para a nossa principal aventura: Subir o Monte Roraima (Oitavo pico mais alto do Brasil).

Chegamos na base para o início da trilha naComunidade Indígena de Paraitepuy, fizemos os registros, comemos um lanche e começamos a caminhada (Por volta das 14h).

Sem dúvia, o primeiro dia é o mais fácil, com pouca elevação e quase nenhum obstáculo. Chegamos no primeiro acampamento por volta das 16h30. Armamos as barracas, fomos ao rio lavar o que deu e jantamos uma comida deliciosa preparada pela equipe que estava nos guiando.

Vale ressatar que ao entardecer os puripuri tmam conta de tudo e as picadas são inevitáveis. (Levar muito repelente - mas mesmo assim não vai adiantar).

No dia seguinte (28 de dezembro), tomamos um café da manhã reforçado e partimos para o segundo dia de subida. Atravessamos o Rio Tek (Com uma correnteza consideravel) e subimos até o segundo ponto de acampamento (aos pés do Monte Roraima). O Sol nesse dia castigou um pouco (Muito importante levar protetor solar potente).

Chegamos cedo ao segundo acampamento (14h), porém, embaixo de uma baita chuva.

Isso mesmo, estava muito sol e derrepente teve uma chuva muito forte.

Montamos acampamento de baixo de toda essa chuva e nos enfiamos na barraca.

Esse dia foi um pouco agoniante, por qlguns motivos. Ficamos muitas horas nesse acampamento (por termos chegado bem cedo). Estava muito vento e durante a noite algumas barracas voaram. A nossa balançou muito, estava impossivel de dormir, mas pelo menos permaneceu preza ao chão.

No dia 30 de dezembro, começamos a parte mais dificil e mais ingrime da subida.

Passamos pela temida cachoeira do Passo das Lagrimas (Realmente da medo de passar por ela, mas é possível) e enfim chegamos ao topo.

Magicamente aquele lugar toma conta de todos os seus pensamentos. É impossível não ficar maravilhada com aquele lugar.

Fomos direto para o nosso "Hotel" (São buracos em meio as pedras que servem de abrigo do frio e da chuva. O lugar inteiro é muito umido e é impossível ficar seco. Em ouco tempo todas as suas roupas, meias, blusas estarão molhadas. Tome cuidado e tente sempre manter pelo menos uma roupa seca em saco estanque).

Ao entardecer fomos ver o Sol se por e o visual é inacreditável.

Pronto, 3 dias subindo esse bichão, agora é hora de conhecer tudo que der la em cima.

Fomos ao Vale dos Cristais, El foso (Que é expetácular) e a tão esperada Triplice fronteira ou Ponto Triplo (Brasil x Venesuela x Guiana).

Para chegar a esse último ponto caminhamos por 11 km ida e 11 km volta. Foi um dia inteiro de muita caminhada por entre as pedras.

Nessa noite era ano novo e comemoramos em grande estilo com os nossos novos amigos, uma champagne e a melhor sensação de estar no lugar certo na hora certa com a pessoa certa. Foi incrível.

No dia seguinte (01 de janeiro de 2017) começamos a nossa decida desse lugar mágico.

O primeiro (dos dois) dias de decida é relamnete bem pesado. O primeiro trecho é muito ingrime e exige de mais dos joelhos.

Não é para menos, nesse dia fazemos o trajeto que levamos dois dias na subida em apenas um.

Atravessamos o rio Tek e acampamos no mesmo lugar da primeira noite de Trekking.

No dia seguinte, acordamos bem cedo para percorrer o ultimo dia que não tem grandes dificuldades além do fato de já estarmos bem cansadas.

Dia 02 de Janeiro de 2017 concluímos mais uma mega aventura. Subir o Monte Roraima. Uma das dez montanhas mais altas do pais.

RESUMO

Tempo do Segundo dia: 6 horas

Acampamentos: Rio Tek - Base do Monte Roraima - Hotel 1 - Rio Tek

Peso médio das mochilas: 13 kg

Equipe: 02 Mulheres Poderosas (Cinthia Cardoso, Gláucia Manzzaneira)

Gias: Roger, Jesus, ?

CUSTO:

Passagem Aérea São Paulo x Boa Vista x São Paulo: R$ 1.200,00

Hospedagem em Boa Vista: R$ 180,00 (Duas noites)

Taxi para fronteira da Guiana: R$ 30,00

Van: R$ ? (Ida e volta)

Taxi de volta para Boa Vista: R$ 50,00

Taxi para Venezuela: R$ 50,00

Guia + Hotel na Venezuela: R$ 1.200,00

Passeio Gran Sabana: R$ 130,00

Alimentação + bebidas na Venezuela: R$ 100,00 (todos os dias que passamos na cidade)